Início Pinturas Decorativas O que é Marmorato?

O que é Marmorato?

Saiba tudo sobre o efeito de Pintura Marmorato

A pintura decorativa ganha cada vez mais espaço no mercado brasileiro e sem dúvidas, uma das técnicas de pinturas que mais vem se destacando é o Marmorato. Aprender a dominar a aplicação deste efeito é imprescindível hoje na área de pintura decorativa de parede paredes. Além de ser um efeito lindo quando bem aplicado, se torna uma alta fonte de renda para os pintores.

Alguns pintores (e até sites especializados em decoração) confundem o efeito marmorato com o efeito cimento queimado (ou cimento aparente). São efeitos bem diferentes. Aqui vamos falar exclusivamente do efeito Marmorato. Em breve teremos uma matéria exclusiva sobre o cimento queimado também.

Veja este post até o final, vamos dar dicas valiosas sobre esse efeito decorativo e mostraremos muitas fotos para inspiração.

O que é Marmorato?

Marmorato é uma textura aplicada em paredes que tem como resultado final um efeito marmorizado, com bastante destaque para seu efeito brilhante.

Existem diversas cores para combinar com qualquer ambiente. Você pode utilizar apenas uma cor única, como exemplo a cor cinza, ou utilizar mais de uma cor na mesma parede, como exemplo branco e marrom, essa técnica com mais de uma cor é chamada de Marmorato Mesclado.

Essa técnica chegou no Brasil através da empresa de tintas Suvinil, outras marcas já oferecem um produto semelhante.

Como é o mercado para essa textura

Você terá muitas oportunidades ao aprender aplicar corretamente o efeito Marmorato. Atualmente o Marmorato é umas texturas de paredes mais procuradas no mercado de pinturas decorativas, tanto residencial como comercial. Você vai ver abaixo várias fotos nos mais diversos ambientes. Se você é um pintor decorativo, essa técnica não pode faltar em seu portfólio, como citado no início dessa matéria, é uma técnica altamente lucrativa para os pintores.

Materiais necessários para aplicação do marmorato

Uma das facilidades do marmorato é que os materiais necessários para a aplicação são poucos e fáceis de serem encontrados em lojas de tintas especializadas:

  • Textura Marmorato
  • Desempenadeira de aço inoxidável com cantos arredondados
  • Espátula de aço
  • Cera incolor pastosa
  • Politriz ou flanelas para polimento manual

Como Fazer o Efeito Marmorato na Parede

Você deve preparar a parede para receber o efeito mármore. É essencial que a parede esteja bem lisa e uniforme, sem deformidades. Para preparar, você deve utilizar massa corrida ou massa acrílica. Se a sua parede já estiver preparada, aplique apenas uma ou duas demãos de tinta látex branca.

Logo depois de preparar a parede, você já pode começar a aplicação do marmorato com uma desempenadeira de aço. Vá espalhando a textura, deixando a superfície irregular, com baixos relevos.

Após aplicar por toda parede, deixe secar por cerca de seis a oito horas para somente depois você aplicar uma segunda demão. Atente-se para em respeitar os intervalos entre as demãos. Complete as áreas onde a textura não foi aplicada para nivelar a superfície.

Você deve esperar novamente o mesmo intervalo de seis a oito horas para então aplicar a terceira demão, dessa vez com movimentos mais disformes para criar as manchas que dão o efeito e nivelar superfície. Aqui o objetivo é deixar a parede com o aspecto manchado mesmo.

Aguarde o tempo de secagem novamente para começar a segunda etapa do efeito marmore. Aqui você irá aplicar a cera em pasta incolor em toda a parede com uma desempenadeira ou uma espoja suave. Após isso, aguarde secar quinze minutos pelo menos.

Já estamos finalizando! Agora vem o polimento manual com uma flanela ou com uma politriz.  Agora sim, a nossa parede está pronta e linda com o efeito Marmorato!

Essa foi uma aplicação mais simples do Marmorato, existem outras técnicas mais avançadas e elegantes com essa textura.

Fotos de marmoratos aplicados em paredes:

marmorato cinza
Mármorato Cinza
marmorato aplicado no banheiro
Marmorato aplicado no banheiro
marmorato
Efeito Marmorato
Mamorato parede
Efeito mamorato aplicado em imóvel comercial
Marmorato pintura
Efeito mamorato aplicado em imóvel comercial
Marmorato tecnica de pintura
Efeito mamorato aplicado em imóvel comercial – Nesta foto você também pode ver o efeito de imitaçao de madeira no balcão.
marmorato cinza parede
Marmorato na sala
efeito marmorato
Marmorato aplicado na parede da sala
marmorato marrom
Efeito Marmorato Marrom
marmorato parede
Marmorato bege
marmorato cinza
Marmorato no quarto
marmorato sala
Marmorato azul claro
marmorato textura
Marmorato marrom
marmorato textura parede
Marmorato cinza na sala
marmorato teto
Marmorato no teto
marmorato azul
Marmorato azul na parede
Jura
Referência em todo Brasil em Pinturas Decorativas e Texturas. Mais de 25 anos de experiência. Pioneiro em ministrar cursos de pinturas decorativas alcançando todo o Brasil.

2 COMENTÁRIOS

    • Olá Rodrigo! Sem dúvidas, é uma das pinturas que tem procura em todos os cantinhos do Brasil, seja na capital ou interior. É muito importante dominar a técnica do efeito marmorato para sair na frente e ter um diferencial entre outros pintores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

OUTROS POSTS

Efeito Aço Corten

Pintura Efeito Aço Corten - Saiba tudo sobre essa textura Ela apareceu no mercado de pintura decorativa sem muito...

Cimento Queimado – Parede

Cimento Queimado para Paredes Continuando nossa série sobre pinturas decorativas, nessa matéria vamos falar sobre o efeito Cimento Queimado...

O que é Marmorato?

Saiba tudo sobre o efeito de Pintura Marmorato A pintura decorativa ganha cada vez mais espaço no mercado brasileiro...

Curso de Porcelanato Líquido

O Mais Completo Curso de Porcelanato Líquido do Brasil Se você quer mudar sua vida agora, não espere mais...

O que é porcelanato líquido e como aplicar.

Porcelanato Líquido - Saiba tudo sobre está técnica. Conheça todos os detalhes dessa aplicação que está mudando a vida...